A gestão financeira de uma empresa pode parecer complexa, porém se algumas regrinhas forem seguidas, é possível prever quanto você terá na conta bancária a curto ou longo prazo de forma simples.


1) Organize primeiramente suas contas atuais, tanto contas a pagar quanto contas a receber.

2) Mantenha o hábito de verificar diariamente o que consta como a pagar e receber, assim é possível estimar a taxa de inadimplência e também evitar despesas extras com multas e juros.

3) Considere agora as contas que irão se repetir futuramente, e faça previsões para os meses seguintes.

4) Elabore um fluxo de caixa: considere projeções futuras, com todas as entradas e saídas de recursos financeiros, de forma a estimar quais serão os saldos bancários e de caixas a partir destas previsões.

 


 

Para auxiliá-lo ainda mais no controle financeiro, o ERP MAXCE possibilita prever gastos a partir do controle de compras de materiais, assim como prever receitas de orçamentos aprovados por clientes.

Você pode gerar em tempo real o fluxo de caixa da sua empresa. Assim, você saberá diariamente qual o saldo das suas contas bancárias, e poderá prever para os próximos meses (ou anos) uma estimativa da situação financeira da sua empresa.

Com a análise de um fluxo de caixa apurado, você conseguirá determinar quais as ações são necessárias para manter as operações da sua empresa e alavancar seus resultados.